Isso não é que o que esperamos, mas também não é fora do normal. Isso pode acontecer por uma incompleta forma de estudar ou memorizar o que absorveu. Por tanto a equipe da Passe Já Concurseiro têm alguma dicas de memorização para você candidato ao concurso público:
- Escreva fórmulas
Você pode criar sistemas de decoração para gravar nomes ou datas. Isso serve para aquela informação extensa. Para decorar os nomes dos ditadores do regime militar brasileiro, pode-se fazer a seguinte combinação: CB – CS = MGF = Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Para este exemplar, poderia ser criada a frase “a Casa Branca e a Casa Salmão, são Muito Grandes e Feias”. Talvez guardar os nomes, seja mais difícil do que uma frase boba e leve como esta.
- Faça resumos
Os textos grandes são mais difíceis de serem lembrados, então após a leitura de um desses, faça um resumo com suas próprias palavras. E para melhorar, escreva-o a punho ao invés de usar tablets ou computadores.
- Revise
Se lembram da “curva do esquecimento”? Então. Fazer uma revisão com frequência daquilo que você está estudando é mais uma ótima maneira de memorizar. O exemplo aqui é fácil, perceba que o nome de um amigo que você vê todo final de semana, é difícil de se esquecer, mas daquele que viu em um passeio da escola a anos atrás, já é bem mais difícil.
- Use sinônimos
Se você tem dificuldade para lembrar os conceitos de algumas palavras, aprenda a usar sinônimos. Troque retrocesso por atraso, por exemplo. E segue trocando o complexo pelo simples.
- Teste-se
Resolva exercícios de provas anteriores, isto ajuda a consolidar seus conhecimentos. Aqueles que errarem, corrija com o gabarito. Isto faz com que o seu cérebro reveja o que penso inicialmente e possivelmente não erre mais.
- Ouça
Sabe aquele resumo que fez? Quando terminar de fazer ele, grave com seu celular como ficou, em voz alta. A audição é um dos métodos de memorização.
- Faça fichamentos
Para os textos extensos, a dica foi fazer um resumo e agora sugerimos que faça um fichamento ANTES de começar o resumo. Fichar um texto significa colocar 4 ou 5 palavras que te faça lembrar da maioria do assunto abordado. Por exemplo: o texto fala sobre processo de licitação; você pode usar: menor preço, melhor técnica, combinação e livre mercado.
- Se estimule
Estudar por um período longo de tempo, dá sono. Então procure pausar durante alguns intervalos de mudanças de assunto, por exemplo. Beba uma água, se alongue, come algo, e volte a estudar. O importante é estar bem acordado para o cérebro poder memorizar o que está vendo.
- Durma bem
Uma boa noite de sono pode te ajudar a consolidar tudo aquilo que precisa ser lembrado posteriormente. Ele restaura os processos cognitivos e suas sinapses cerebrais.
Com mais estas dicas, seus estudos e conhecimentos podem ficar gravados por mais tempo e bem feitos, não terá aquele famoso “branco” na hora da prova.