Isso não é que o que esperamos, mas também não é fora do normal. Isso pode acontecer por uma incompleta forma de estudar ou memorizar o que absorveu. Por tanto a equipe da Passe Já Concurseiro têm alguma dicas de memorização para você candidato ao concurso público:

  1. Escreva fórmulas
    Você pode criar sistemas de decoração para gravar nomes ou datas. Isso serve para aquela informação extensa. Para decorar os nomes dos ditadores do regime militar brasileiro, pode-se fazer a seguinte combinação: CB – CS = MGF = Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Para este exemplar, poderia ser criada a frase “a Casa Branca e a Casa Salmão, são Muito Grandes e Feias”. Talvez guardar os nomes, seja mais difícil do que uma frase boba e leve como esta.
  1. Faça resumos
    Os textos grandes são mais difíceis de serem lembrados, então após a leitura de um desses, faça um resumo com suas próprias palavras. E para melhorar, escreva-o a punho ao invés de usar tablets ou computadores.
  1. Revise
    Se lembram da “curva do esquecimento”? Então. Fazer uma revisão com frequência daquilo que você está estudando é mais uma ótima maneira de memorizar. O exemplo aqui é fácil, perceba que o nome de um amigo que você vê todo final de semana, é difícil de se esquecer, mas daquele que viu em um passeio da escola a anos atrás, já é bem mais difícil.
  1. Use sinônimos
    Se você tem dificuldade para lembrar os conceitos de algumas palavras, aprenda a usar sinônimos. Troque retrocesso por atraso, por exemplo. E segue trocando o complexo pelo simples.
  1. Teste-se
    Resolva exercícios de provas anteriores, isto ajuda a consolidar seus conhecimentos. Aqueles que errarem, corrija com o gabarito. Isto faz com que o seu cérebro reveja o que penso inicialmente e possivelmente não erre mais.
  1. Ouça
    Sabe aquele resumo que fez? Quando terminar de fazer ele, grave com seu celular como ficou, em voz alta. A audição é um dos métodos de memorização.
  1. Faça fichamentos
    Para os textos extensos, a dica foi fazer um resumo e agora sugerimos que faça um fichamento ANTES de começar o resumo. Fichar um texto significa colocar 4 ou 5 palavras que te faça lembrar da maioria do assunto abordado. Por exemplo: o texto fala sobre processo de licitação; você pode usar: menor preço, melhor técnica, combinação e livre mercado.
  1. Se estimule
    Estudar por um período longo de tempo, dá sono. Então procure pausar durante alguns intervalos de mudanças de assunto, por exemplo. Beba uma água, se alongue, come algo, e volte a estudar. O importante é estar bem acordado para o cérebro poder memorizar o que está vendo.
  1. Durma bem
    Uma boa noite de sono pode te ajudar a consolidar tudo aquilo que precisa ser lembrado posteriormente. Ele restaura os processos cognitivos e suas sinapses cerebrais.

Com mais estas dicas, seus estudos e conhecimentos podem ficar gravados por mais tempo e bem feitos, não terá aquele famoso “branco” na hora da prova.