Deputado estadual do Paraná, Mauro Moraes, anunciou nesta quinta, 20, que o edital do concurso PM-PR e BM-PR será divulgado dia 3 de março.

O edital do concurso PM-PR e Bombeiros-PR tem uma nova previsão de divulgação. De acordo com o deputado estadual do Paraná, Mauro Moraes, após uma reunião com o secretário da Casa Civil, Guto Silva, ficou decidido que o documento será publicado no dia 3 de março.

O lançamento do edital será feito no Quartel General da Polícia Militar do Paraná, no dia 3 de março, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Esta é a segunda previsão dada pelo deputado nos últimos  dias.

No dia 10 de fevereiro, Mauro Moraes havia anunciado o edital para até o final da última semana, sendo assim, dia 16 de fevereiro. No entanto, segundo ele, trâmites burocráticos atrasaram a publicação.

Em coletiva realizada na última sexta-feira, 14, o governador do Paraná voltou a falar sobre o concurso PM-PR e Bombeiros-PR. De acordo com ele, assim como a seleção da Polícia Civil PR, os editais serão publicados em breve.

 

banca organizadora já foi definida, sendo ela a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Vale lembrar que, no dia 26 de janeiro, a Polícia Militar afirmou que o edital estava sendo elaborado.

Ao todo, o concurso PM-PR e BM-PR contará com 2.400 vagas de soldado. Deste total, 2 mil são para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros. Para concorrer, será preciso ter o nível médio completo e, no máximo, 30 anos de idade.

Último concurso PM-PR e BM-PR foi em 2012

O último concurso para soldados da PM e BM-PR foi realizado entre 2012 e 2013. Na época, foram oferecidas 4.445 vagas para a Polícia Militar e ainda 819 oportunidades para os Bombeiros.

Os concursos para soldados são compostos por cinco etapas, sendo elas: prova objetiva; exame de capacidade física; exame de sanidade física, avaliação psicológica; e pesquisa social e documental.

Na prova objetiva, normalmente os candidatos precisam responder a 40 questões de múltipla escolha mais uma redação. As perguntas abrangem disciplinas como:

Para ser aprovado é preciso obter nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo. Os candidatos habilitados, dentro do número de vagas especificadas no edital, têm a redação corrigida, e, caso sejam considerados aptos, são encaminhados para as demais etapas.

A remuneração inicial do cargo de soldado de 2ª Classe é de R$1.895,72. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, os ganhos chegam a R$4.180,07, conforme tabela de vencimentos de 2015.

 

Saiba tudo sobre o concurso PM e BM PR para soldados