Concurso PCDF: banca segue em definição

Depois de quase um mês parado, a condição que trata do concurso da Polícia Cível do Distrito Federal, voltou ao movimento essa semana.

Serão 1.800 vagas ofertadas, sendo que 1.300 são destinadas à agentes e 500 para escrivão.

Definição da banca examinadora do concurso:

A banca examinadora responsável pelo concurso PCDF, ainda não foi definida. Em março, circulou a informação de que seria o CESPE, responsável. Mas a notícia não era verídica, então segue em autorização o processo do concurso.

Linha do Tempo do Concurso PCDF 2019

-Fevereiro / 2018: A Secretaria de Planejamento do Distrito Federal (SEPLAG/DF) acolheu a autorização do concurso, para as 1800 vagas para o cargo de agente e 300 para escrivão.

-Março / 2018: A SEPLAG-DF informou número de cargos vagos na Polícia Civil-DF:

Concurso PCDF: banca segue em definição

O processo que trata do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, depois de ficar quase 1 mês parado, voltou a se movimentar essa semana. Um bom sinal de que os trâmites necessários para o início do certame estão sendo feitos.

O Diretor-Geral da PCDF, Robson Cândido, afirmou que espera que o edital seja publicado em julho de 2019. Na mesma reunião, confirmou que o novo concurso PCDF já está sob análise da Procuradoria.

O concurso PCDF irá ofertar 1.800 vagas, sendo 1.300 para Agente e 500 para escrivão, uma mudança do número divulgado pelo Governador do estado em pronunciamento feito em fevereiro.

Neste artigo, nosso objetivo é deixar você 100% atualizado com relação ao concurso PCDF. Para isso, abordaremos os seguintes tópicos:

Definição da banca examinadora do concurso PCDF

Ainda não há uma definição da banca examinadora responsável pelo concurso PCDF. No mês de março, entretanto, circulou pela Internet a informação de que o CESPE seria a banca responsável pelo concurso, por dispensa de licitação. Após consultada, a PCDF desmentiu, afirmando que o concurso está em processo de autorização.

O que você precisa para prestar o concurso PCDF?

Basta apenas que tenha concluído  uma graduação de nível superior, não importa a área de formação, desde que reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições dos cargos

a) Agente da Polícia Civil

b) Escrivão

Remunerações (Agente e Escrivão)

O cargo de Agente tem uma remuneração inicial de R$ 8.284,55, podendo ir até R$ 13.096,69 – sem contar com os benefícios.

Há um projeto em vigor  com o  objetivo  de conceder 10% do reajuste em 2019, 13% no próximo ano; e o restante em 2021. Para que este aumento entre em vigor, ainda é necessário que a proposta seja submetida ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

Ainda segundo o Governador, para a Polícia Militar e os Bombeiros do DF, as propostas para o reajuste salarial já encontram-se em fase avançada.

Último concurso PCDF foi em 2013 

Na ocasião, foram 300 vagas para o cargo de Agente, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Para o cargo de Escrivão, foram ofertadas 98 vagas, sendo 93 vagas para ampla concorrência e 5 reservadas para deficientes.

A organização do concurso ficou na responsabilidade do  CESPE.

Como foram as provas do último concurso PCDF?

As avaliações foram feitas em duas etapas

Primeira etapa

  1. Prova objetiva – Conhecimentos básicos
  2. Prova objetiva – Conhecimentos específicos
  3. Prova discursiva
  4. Prova de capacidade física
  5. Exames biométricos e avaliação médica
  6. Avaliação psicológica
  7. Sindicância de vida regressa e investigação social
  8. Avaliação de títulos

Segunda Etapa

Na segunda etapa, foi realizado curso de formação profissional

Conteúdo programático do último concurso

Conhecimentos básicos

Conhecimentos específicos

Prova de Capacidade Física

Informações do próximo concurso 
Data prevista: 2019
Vagas: 1.800
Cargos: Escrivão e Agente de Polícia
Banca: CESPE
Escolaridade: Nível superior

2.100 cargos solicitados ao Governo.

A publicação do edital está prevista para sair em julho