[Dica PM-SP] Como memorizar as exceções da inviolabilidade de domicílio?

Como memorizar as exceções da inviolabilidade de domicílio?

A Constituição Federal disciplinou no Art. 5º, inciso XI a inviolabilidade de domicílio como sendo um direito fundamental de todos os cidadãos. Ou seja, ninguém poderia penetrar em uma residência sem o consentimento do morador. Mas, além da previsão desse direito, o Constituinte também previu quatro exceções, quatro ocasiões em que o domicílio poderá ser violado sem o consentimento do morador. E são essas exceções que costumam ser objeto de questão em concursos públicos. Vamos memorizá-las?

  • Flagrante delito;
  • Desastre;                                                                             FDPD
  • Prestar socorro;
  • Determinação judicial

Perceba que as letras iniciais de cada exceção podem ser resumidas em FDPD, o que é uma tática rápida para que você memorize as quatro situações emergenciais e sérias em que uma casa poderá ser invadida sem a autorização do morador.
Gostou desse artigo? Acompanhe nosso site diariamente e fique por dentro de outros artigos para PM-SP e seja aproado no tão sonhado cargo público.

 

Passe Já Concurseiro

Passe Já Concurseiro

Uma escola preparatória para concursos públicos no interior de SP, em Presidente Venceslau. Aberta em 2016 já conta com mais de 200 aprovados na prova objetiva da PM-SP. Seja mais um desses aprovados, estude conosco e Passe Já Concurseiro.

Publique um comentário :)