Qual a estrutura de uma redação?

Você é ótimo em exatas, mas em humanas nem tanto ou sabe muito de português (gramática), mas se embaralha na escrita?. A redação na hora do concurso parece ser um bicho de sete cabeças? A equipe Passe Já Concurseiro vai falar um pouco sobre isso e dar algumas dicas para você leitor.

As redações nos concursos na maioria das vezes são de caráter classificatório e eliminatório, por isso, desenvolver bem uma pode te fazer passar na frente de vários candidatos.

Embora pareça ser a parte mais complexa, um componente essencial para uma boa redação é a simplicidade. O uso de forma correta da língua portuguesa junto com a criatividade dissertativa são traços fortes para uma boa nota.

Mas não basta ter ideia se não souber como estrutura-las né? É preciso saber por onde começa e como se dá o desfecho das ideias. Desta forma será demonstrado como é o esqueleto de uma redação:

  1. Introdução
    Ela tem a função de apresentar o tema que foi dado para ser desenvolvido. A introdução precisa ser objetiva e sem apresentações confusas, pois o que está sendo colocado ali será discorrido em todo o texto. E ainda, esta parte significa iniciar, então não cabe argumentar neste momento.

 

  1. Desenvolvimento
    É nesta parte que você vai argumentar e expor suas ideias sobre o assunto do texto. Geralmente pode ser feita sob 3 ou 4 parágrafos, respeitando sempre a quantidade máxima de linhas pedida. Estes trechos também são os maiores em toda a dissertação.
  1. Conclusão
    Por fim, é hora de concluir toda sua ideia. Esta parte visa concretizar tudo aquilo que foi desenvolvido até aqui, fazendo um apanho geral e sucinto, finalizando com soluções ou sugestões para a temática. Neste momento, é válido ser reflexivo tanto como produtor, quanto para quem estará lendo posteriormente.

Pronto, já se sabe quais os passos a serem seguidos para uma boa redação, agora procure ficar atento aos assuntos atuais da mídia, que um deles pode ser um dos possíveis temas da sua prova.

 

Passe Já Concurseiro

Passe Já Concurseiro

Uma escola preparatória para concursos públicos no interior de SP, em Presidente Venceslau. Aberta em 2016 já conta com mais de 200 aprovados na prova objetiva da PM-SP. Seja mais um desses aprovados, estude conosco e Passe Já Concurseiro.

Publique um comentário :)